Procure manter a casa organizada e conte com a ajuda de eletrodomésticos automatizados para tornar a limpeza mais fácil
Não tem como fugir dela: a limpeza da casa é uma das tarefas que sempre está na lista de afazeres dos brasileiros. Certamente é algo cansativo de fazer, mas que é necessário. Afinal, ninguém quer viver em um ambiente sujo, não é?
Porém, com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para fazer uma faxina adequada em casa. Nesse caso, o que pode ser feito para otimizar esse processo, tornando-o mais rápido e fácil, mas sem abrir mão de uma boa limpeza? Do uso de eletrodomésticos como lava-louças até a adoção de cuidados diários, conheça algumas dicas valiosas para facilitar a faxina da sua residência.
Evite a formação de bagunça
Um dos motivos que transformam a limpeza em um “bicho de sete cabeças” é o excesso de itens que estão fora do lugar. Essa bagunça passa a sensação de que a casa está muito mais suja do que realmente está. Sem contar que, além do tempo dedicado para a faxina, você ainda precisa gastar tempo para recolocar tudo no lugar, o que torna o processo todo mais cansativo.
Desse modo, procure diariamente manter a organização da sua residência, evitando que os objetos fiquem fora do seu devido lugar. Guarde as roupas no armário, deixe as camas arrumadas e coloque as roupas sujas para lavar. Retire o lixo, troque as toalhas usadas nos banheiros e não permita que a louça se acumule na pia.
Invista em eletrodomésticos para automação
E se um eletrodoméstico pudesse fazer parte da limpeza para você? Esse é o sonho de muitas pessoas, não é? Hoje, isso está se tornando cada vez mais comum, com eletrodomésticos como a máquina de lavar louças ou robôs aspiradores tornando-se mais acessíveis para a população. Isso sem contar velhos conhecidos do público, como a máquina de lavar e a secadora de roupas.
A ideia é que esses itens possam fazer parte das suas tarefas de limpeza para você, poupando tempo e energia. Por exemplo, é possível programar o robô aspirador para percorrer a casa e retirar a poeira e sujeira do chão, garantindo que ele fique limpo sem você precisar ter que varrer a casa toda. A máquina de lavar louça poupa de um dos trabalhos mais desgastantes da rotina, sendo que você pode utilizar esse tempo para lidar com outras tarefas domésticas.
Use os produtos certos
Para realizar uma faxina eficiente, é fundamental saber quais produtos de limpeza utilizar. O uso de produtos incorretos pode até danificar alguns dos objetos da sua casa, além de não garantir a higiene adequada. Por isso, é tão importante sempre ler os rótulos deles e verificar em quais superfícies podem ser aplicados, ou se é possível misturá-los com outros produtos.
O álcool 70 é a escolha certa para desinfetar armários, bancadas e mesas de vidro, sendo que ele também pode ser diluído em água para limpar os vidros das janelas. Já os desinfetantes limpam porcelanatos e cerâmicas, podendo ser aplicado para lavar o piso frio da casa, em especial cômodos como cozinha e banheiro.
O porcelanato também pode ser higienizado diluindo detergente neutro em água, sendo que o misturar com vinagre, limão e bicarbonato de sódio vai ajudá-lo a retirar manchas de bolor ou mofo. Na cozinha, o desengordurante é o produto indicado para limpar fogão, forno, micro-ondas, bancada da cozinha e armários, sendo que você também pode utilizá-lo para lavar o box do banheiro.
Os produtos multiúso prometem facilitar a sua vida, mas também precisam de atenção. Dependendo das características das superfícies, eles podem estragá-las ao invés de limpá-las. Assim, é preciso ter atenção especial com certos móveis de madeira ou couro, além de bancadas feitas de granito. Caso você leia que há ácido na fórmula deles, eles também não podem ser utilizados para limpar porcelanato ou vidros.
Programe a limpeza pesada periodicamente
Com as dicas acima, é possível tornar a limpeza da casa muito mais fácil, mas de vez em quando, ainda é preciso separar um tempo para aquela faxina mais pesada. Ela inclui limpar o interior de móveis (como armários, cômodas, guarda-roupas), os azulejos de cima abaixo, as portas e janelas, a garagem, colocar as cortinas para lavar, além de higienizar dentro da geladeira e do forno.
E quanto mais tempo você adia essa limpeza, mais pesada e cansativa ela se torna. Assim, para diminuir o seu trabalho, o ideal é programar para fazê-la periodicamente, marcando no calendário um intervalo regular entre elas. Se possível, essa limpeza mais ampla deve acontecer uma vez por mês, mas é importante não deixar que esse intervalo seja superior a dois meses.