Descubra as principais tendências para investir com inteligência e segurança.

O mercado imobiliário não é fixo. Ao contrário, está sempre mudando e acompanha as mudanças tecnológicas e a forma de se levar a vida. Uma das movimentações mais notáveis é o crescimento da busca por apartamentos à venda que ofereçam áreas de lazer completas, coworking e soluções inteligentes para o dia a dia. 

Esses empreendimentos valorizam o bem-estar e a praticidade, fatores cada vez mais essenciais para quem deseja morar com conforto e qualidade de vida. Além disso, a valorização de regiões estratégicas e com boa infraestrutura promete impulsionar ainda mais esse segmento nos próximos anos.

No entanto, essa não é a única novidade observada pelo mercado. Afinal, existem outras questões que também pesam bastante na hora de definir um bairro ou uma cidade para se viver.

O que está em alta

Quem está pensando em comprar uma casa ou um apartamento, seja para si, seja com o objetivo de alugar, precisa estar por dentro das novidades do mercado imobiliário. As tendências mudam bastante, e o que está em alta agora envolve: 

Imóvel verde

Um imóvel verde não está relacionado com a cor, mas sim com o conceito de ficar mais perto da natureza e de respeitar o meio ambiente. Ou seja, é algo que caminha de mãos dadas com a sustentabilidade. Hoje, você deve dar preferência por imóveis que desde o momento da construção possuem esse foco.

Isso inclui diferentes fatores. Por exemplo, eficiência energética, com o uso de painéis solares; gestão inteligente da água, com sistemas de captação de água da chuva e vasos sanitários de baixo consumo; além do uso de materiais sustentáveis e da presença de áreas verdes.

Tecnologias inteligentes

As casas inteligentes ganharam muito espaço nos últimos anos. As pessoas buscam praticidades que vão além das câmeras de segurança: poder acender as luzes com um comando no celular ou de voz, programar um horário para ligar e desligar a TV e até irrigação automática no jardim são exemplos.

A automação passou a ser um item de peso na busca por um novo lar. Os interessados perguntam se isso existe no apartamento ou na casa e se há a possibilidade de modernização.

Espaços multifuncionais

O home office se popularizou depois de 2020, com a pandemia, porém, mesmo com a volta à rotina, muitas empresas ainda preferem oferecer essa opção de trabalho por terem observado uma qualidade de vida melhor adquirida por seus funcionários. Com isso, uma nova tendência na busca por imóveis surgiu.

As pessoas querem espaços multifuncionais nos quais possam montar um pequeno escritório, ou terem um  cantinho para posicionarem uma escrivaninha e um computador, para trabalharem tranquilas. Apartamentos com um terceiro quarto menor, próprio para um escritório, ou que contam com sala ampla que pode ser dividida em duas partes acabam tendo mais destaque.

Áreas menores e subúrbios

A pandemia trouxe uma mudança no estilo de vida. Se, até o começo de 2020, era comum morar perto do trabalho, agora isso mudou, e as pessoas preferem locais mais distantes e tranquilos, com melhor qualidade de vida e custos mais baixos.

Além disso, com o home office e a flexibilidade do trabalho, houve um interesse por imóveis mais próximos da natureza. A melhoria da infraestrutura dos subúrbios e a tendência de valorização dessas regiões também justificam esse crescimento.

Imóveis de alto padrão

A busca por conforto, exclusividade e melhor qualidade de vida é a principal responsável pelo interesse das pessoas nos imóveis de alto padrão. Como o bem-estar passou a ser prioridade, é natural que casas ou apartamentos com áreas de lazer, tecnologias inteligentes e segurança sejam prioridade na escolha.

Outra questão, também resultado da pandemia, é que há um interesse maior em espaços amplos e multifuncionais. A ideia é fazer tudo dentro de casa ou no próprio condomínio, desde as atividades de trabalho até a ida à academia ou um momento de lazer com os filhos.

Share.