Vitaminas e minerais são micronutrientes essenciais para o bom funcionamento de todo o organismo. Como eles estão envolvidos em inúmeras dietas e processos, fica claro como a ingestão correta é fundamental para manter a saúde de todo o corpo. O suplemento alimentar ozen vitta preço é o que você mais pode confiar quando assunto é nutrição alimentar através de suplmentos.

Vitaminas: Para que servem e quais são suas funções?

As vitaminas têm estruturas químicas diferentes e desempenham atividades diferentes.

Eles podem ser classificados de acordo com sua solubilidade em água ou gorduras como solúveis em água ou solúveis em gordura . Algumas vitaminas podem ser produzidas em parte pelo corpo, no entanto, ainda é essencial obtê-las por meio da dieta.

Vitaminas hidrossolúveis

Este grupo inclui vitaminas do complexo B e vitamina C.

Vitamina B1 ou Tiamina

A vitamina B1, também conhecida como tiamina, é encontrada em muitos alimentos , tanto de origem animal quanto vegetal; No entanto, está disponível em quantidades limitadas. No entanto, fontes alimentares de vitamina B1 são leguminosas , grãos integrais , vísceras , alguns tipos de carne e produtos de peixe .

A vitamina B1 introduzida nos alimentos desempenha um papel importante na via metabólica dos nutrientes energéticos , na função da membrana sinaptossomal e no desenvolvimento da membrana mitocondrial .

Vitamina B2 ou Riboflavina

A vitamina B2, ou riboflavina se preferir, tem funções de coenzima e é essencial no processo de respiração celular e no metabolismo de gorduras, óleos, aminoácidos , etc.

Fontes alimentares particularmente ricas em vitamina B12 são leite e seus derivados, vegetais verdes , cogumelos, sementes oleaginosas , carne e vísceras.

Vitamina B3 ou PP

A vitamina B3, mais conhecida como vitamina PP , não é composta por uma única molécula, mas sim por um complexo de três elementos: niacina ou ácido nicotínico , nicotinamida ou niacinamida e nicotinamida ribosídeo.

Entre as principais fontes alimentares de vitamina PP encontramos leite, carne, peixe , ovos e leguminosas.

Precursora da coenzima NAD (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo), a vitamina PP desempenha papeis essenciais no metabolismo do nosso corpo (sobreponíveis aos da NAD, na verdade).

Vitamina B5 ou Ácido Pantotênico

A vitamina B5 é muito importante, pois está envolvida na síntese da coenzima A ( CoA ), um elemento muito importante para o metabolismo energético e para a biossíntese de compostos fundamentais para o organismo, como ácidos graxos , colesterol e acetilcolina .

Fontes alimentares de vitamina B5 incluem gemas de ovo , fígado , rim , cogumelos shitake , grãos integrais e sementes de girassol.

Vitamina B6

Quando falamos de vitamina B6 não estamos nos referindo a um único composto, mas a três derivados da 2-metil-3,5-di-hidroxi-metil-piridina que, no entanto, apresentam a mesma atividade biológica: piridoxina , piridoxal e piridoxamina .

A vitamina B6 é encontrada principalmente em fontes alimentares de origem animal, mas também pode ser encontrada em alimentos de origem vegetal , como leguminosas, sementes oleaginosas, etc.

A vitamina B6 está envolvida em inúmeras reações químicas; Na verdade, sua função primária é justamente a de uma coenzima de suporte às enzimas que estão envolvidas principalmente no metabolismo dos aminoácidos.

Vitamina B8, H ou Biotina

A vitamina B8, mais conhecida como biotina ou vitamina H , pode ser definida como onipresente nos alimentos, embora sua forma biodisponível esteja presente naqueles de origem animal.

Envolvida em vários processos fisiológicos, a vitamina H participa de processos metabólicos como síntese de proteínas, gliconeogênese e crescimento celular.

Vitamina B9 ou Ácido Fólico

A vitamina B9, certamente mais conhecida como ácido fólico, é um elemento fundamental para a vida. O ácido fólico, de fato, está envolvido na síntese de ácidos nucleicos , na síntese de  alguns aminoácidos e na produção de hemoglobina ; É essencial para a divisão e maturação celular e é muito importante para o crescimento, a reprodução e o funcionamento adequado do sistema nervoso .

As fontes alimentares que contêm ácido fólico são principalmente de origem vegetal (vegetais folhosos, cereais, leguminosas e algumas frutas), mas ele também pode ser encontrado em vísceras, peixes e iogurte.

Vitamina B12 ou Cobalamina

Como já visto para outras vitaminas, quando falamos de vitamina B12 ou cobalamina não estamos nos referindo a uma única molécula, mas a uma família de quatro vitaminas: hidroxocobalamina, cianocobalamina, metilcobalamina e  adenosilcobalamina .

A vitamina B12 desempenha um papel cofator nas células do corpo e está envolvida na síntese de DNA e aminoácidos , bem como no metabolismo de ácidos graxos. Desempenha um papel importante no funcionamento normal do sistema nervoso e no desenvolvimento e maturação dos glóbulos vermelhos na medula óssea .

A vitamina B12 é encontrada em fontes alimentares de origem animal, como carne, peixe, leite e ovos. Fontes vegetais são raras e, em qualquer caso, contêm uma forma não biologicamente ativa.

Vitamina C ou Ácido Ascórbico

A vitamina C, também chamada de ascorbato ou ácido ascórbico, é uma vitamina com propriedades antioxidantes bem conhecidas , encontrada principalmente em alimentos de origem vegetal ( frutas cítricas e frutas ácidas, morangos , pimentões , repolho, etc.). 

A vitamina C tem muitas funções: desde a reparação de tecidos, à produção de alguns neurotransmissores , ao funcionamento de inúmeras enzimas e à função imunológica .

Vitamina A

A vitamina A é encontrada em muitos alimentos, tanto de origem animal quanto vegetal; alimentos como fígado, leite integral, gema de ovo, queijo e manteiga são particularmente ricos nessa vitamina. Ela também pode ser produzida pelo corpo a partir do betacaroteno, contido em vegetais amarelos, laranja e vermelho (cenoura, abóbora, batata-doce, damasco etc.).

Entre as muitas funções da vitamina A, ela é essencial para as células da pele, o crescimento dos ossos e os dentes. Ela também é muito importante para a maturação sexual em adolescentes e para a fertilidade em adultos. Além disso, a vitamina A é capaz de apoiar o sistema imunológico, aumentando a resistência a infecções. Por fim, não devemos nos esquecer de suas funções no funcionamento adequado da visão e na proteção da pele contra os danos causados pelo sol, além de seu importante e poderoso efeito antioxidante.

Vitamina D

A vitamina D refere-se a um grupo de cetosteroides solúveis em gordura. Os compostos mais interessantes pertencentes a esse grupo são a vitamina D2 (ergocalciferol) e a vitamina D3 (colecalciferol), que devem ser convertidas em calcitriol para serem ativas.

Nosso corpo é capaz de sintetizar a vitamina D3 na pele a partir do colesterol por meio de uma reação química que requer luz solar (raios UVB). No que diz respeito às fontes alimentares, entretanto, há poucos alimentos nos quais a vitamina D é encontrada em boas quantidades, como gema de ovo, fígado e peixe; em menor escala, a vitamina D também é encontrada em certos tipos de cogumelos.

As funções da vitamina D são diversas; em particular, ela está ligada à homeostase do cálcio e do fosfato e é essencial para a manutenção e o crescimento do esqueleto.

Vitamina E

O termo vitamina E refere-se a um grupo composto por diferentes moléculas: quatro tocoferois e quatro tocotrienois. O composto biologicamente mais ativo, entretanto, é o α-tocoferol.

Conhecida principalmente por suas propriedades antioxidantes que ajudam a proteger as membranas celulares dos danos causados pelos radicais livres, a vitamina E influencia a expressão gênica e é um regulador da atividade enzimática.

Share.